VIII Semana de Letras
Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos

Convidados
Conheça os professores que confirmaram a presença na VIII Semana de Letras da Fafidam.
Bárbara Olímpia Ramos de Melo

Bárbara Olímpia Ramos de Melo concluiu Doutorado e Mestrado em Linguística, na Universidade Federal do Ceará. É professora Adjunta III da Universidade Estadual do Piauí - UESPI, com atuação na graduação e no mestrado em Letras. Atua na área de Linguística. Os termos mais frequentes na contextualização da produção científica são: letramentos, argumentação, gêneros textuais, gêneros digitais. É avaliadora do BASIS/INEP e membro da Comissão Nacional de Avaliadores Externos do Sistema UAB/CAPES/MEC. Exerceu a função da Pró-reitora de Ensino de Graduação na UESPI, de Diretora Geral do Núcleo de Educação à Distância da UESPI e de Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí - FAPEPI. Atualmente exerce a função de vice-reitora da Uespi eleita para o quadriênio 2014-2017 e é conselheira suplente do Conselho Estadual do Piauí, no período de 2012 a 2015.
http://lattes.cnpq.br/2014480730656031
Prof. Dr. Vicente de Paula da Silva Martins

No período de 1976-1982, estudou no Colégio Militar de Fortaleza (CMF). Em seguida, ingressou na Universidade Estadual do Ceará(UECE), onde concluiu letras com habilitações em línguas portuguesa e espanhola (1983-1987). Concluído o Curso de Letras, trabalhou como revisor e redator do Jornal O Estado no período de 1987-1991, período que concluiu a Especialização em Literatura Brasileira pela UECE com estudo sobre períodos literários. Em 1992, ingressou no Curso de Metrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará(UFC), onde fez pesquisa sobre a educação nas constituições estaduais brasileiras sob a orientação do Professor André Haguette. No período de 2010-2013, voltou à UFC onde realizou estudos, em nível de doutorado em linguística, sob a orientação da professora Rosemeire Selma Monteiro-Plantin, com a pesquisa psicolinguística sobre os processos de compreensão de expressões idiomáticas por estudantes africanos lusófonos (guineenses e cabo-verdianos).Com 30 anos de experiência como professor na área de Letras, ensinou nas principais escolas de Fortaleza (Colégio Militar de Fortaleza, Farias Brito, 7 de Setembro e SEDUC) e nos últimos 20 anos é professor de linguística, Fonética e Fonologia, Aquisiçao da Linguagem e Língua Portuguesa da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), em Sobral, a 220 km de Fortaleza.
http://lattes.cnpq.br/2417287344037538

Márcio Sales Santiago
Licenciado em Letras (Língua Portuguesa/Literaturas de Língua Portuguesa) pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR) e especialista em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestre em Linguística Aplicada (com ênfase em Terminologia) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) e Doutor em Letras/Estudos da Linguagem (com ênfase em Gramática, Semântica e Léxico) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente, realiza Pós-Doutorado na Universidade Federal do Ceará (UFC), onde é pesquisador e colaborador no Programa de Pós-Graduação em Linguística. Vice-líder do Grupo de Pesquisa TermiLex (UNISINOS), coordenado pela profa. Dra. Maria da Graça Krieger. Atua como gerenciador do projeto Implementação da base de dados do Banco de Dados da Língua Geral, coordenado pela profa. Dra. Sabrina Pereira de Abreu (Instituto de Letras-UFRGS). Como pesquisador, integra o Grupo Hiperged (UFC) e o Grupo Letens (UECE). É vice-presidente da Rede Ibero-americana de Terminologia (RITerm) no biênio 2012-2014. Foi avaliador técnico do Programa Nacional do Livro Didático - Dicionários (PNLD 2012), do Ministério da Educação. Exerceu atividades acadêmicas de docência e pesquisa em universidades e faculdades do Ceará e do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: Terminologia, Lexicologia, Lexicografia, Tradução, Ensino de Língua Portuguesa e Gêneros Textuais Digitais.

Socorro Cláudia Tavares de Sousa
Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (1988), graduação em Direito pela Universidade de Fortaleza (1995), mestrado e doutorado em Lingüística pela Universidade Federal do Ceará (2004, 2009). Atualmente, é professora adjunta II do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas (DLCV) e do Programa de Pós-Graduação em Linguística (Proling) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Tem experiência na área de Linguística, com pesquisas nas áreas de Lingüística de Texto e Política e Planejamento Linguístico. É líder do Núcleo de Estudos em Política e Educação Linguística (NEPEL).

Profa. Dra. Maria Auxiliadora Bezerra
Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual da Paraíba (1973), mestrado em Etudes Romanes, pela Université de Toulouse- le Mirail (1979) e doutorado em Etudes Romanes, ênfase em Sociolinguística e Dialetologia Românicas, pela mesma Université de Toulouse-le Mirail (1981). Atualmente é professora associada III da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), onde atua na Graduação em Letras. Faz parte do conselho editorial da revista DLCV do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas (UFPB) , da revista Ao Pé da Letra (UFPE), da revista InterteXto (UFTM) e da revista Leia Escola (UFCG), entre outras. É membro da Coodernação Editorial da Coleção Leituras Introdutórias em Linguagem, publicada pela Editora Cortez (SP). Atua principalmente na área de Linguística Aplicada, desenvolvendo trabalhos com os seguintes temas: ensino de língua materna, leitura/escrita e ensino de texto, vocabulário, avaliação da aprendizagem.Tem orientado pesquisas de iniciação científica e monografias de conclusão de curso de graduação e de especialização. Em relação à produção acadêmica, tem publicado livros, capítulos de livros, artigos em periódicos e em anais de eventos nacionais e internacionais.

Prof. Dr. Samuel Carvalho de Lima
Doutor em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Possui Mestrado em Linguística e Graduação em Letras, com habilitação em Português, Inglês e Literaturas pela mesma instituição. Atualmente, professor da matéria/disciplina Língua Inglesa no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), campus Mossoró, atuando nos cursos técnicos de nível médio integrado, subsequente e integrado EJA, e nos cursos superiores e de pós-graduação. Possui interesse nos seguintes temas: ensino de línguas, ensino de línguas mediado por computador, ensino a distância, propostas de atividades e letramento digital.
http://lattes.cnpq.br/3773118523077604

Profa. Dra. Ana Cristina Cunha da Silva
Doutora (2010) e Mestre (2005) em Lingüística pelo Programa de Pós-graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará. Graduada em Letras - Português-Inglês e respectivas literaturas pela Universidade Federal do Ceará (2001). Professora Adjunta do setor Língua Inglesa da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab). Já atuou como professora adjunta em regime de dedicação exclusiva e coordenadora de curso (Letras-Inglês) na Universidade Estadual do Piauí (UESPI, Campus Antonio Giovanni A. de Sousa, em Piripiri-PI), professora substituta da Casa de Cultura Britânica da Universidade Federal do Ceará (UFC), professora visitante na Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), professora de cursos de Especialização (MBA-Unice e INTA) e professora do Ensino Superior em faculdades particulares (Unice, Fametro e IDJ), além de ter exercido por dois anos e meio a função de tutora da EAD no curso de Letras-Português na UFC Virtual. Áreas de pesquisa: Aquisição e Desenvolvimento de Padrões Prosódicos em aprendizes brasileiros de língua inglesa, aplicação de Mapas Auto-organizáveis de Kohonen na investigação de fenômenos linguísticos e Ensino-Aprendizagem de Línguas mediada por recursos tecnológicos (CALL) e Metodologia do Ensino de Língua Inglesa. Possui CELTA pela University of Cambridge. Também é pesquisadora do Grupo Cognição e Linguística (UFC).
http://lattes.cnpq.br/5107030971374593
Fernanda Mussalim

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual de Campinas (1987), mestrado (1996), doutorado (2003) e pós-doutorado (2009) em Linguística pela mesma universidade. É professora associada 2 da Universidade Federal de Uberlândia, atuando na graduação e pós-graduação. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Análise do Discurso, e realiza pesquisas em torno dos seguintes temas: identidade linguística nacional; constituição de posicionamentos discursivos no campo da arte (abrangendo literatura, música e pintura); relações entre estilo e ethos; autoria; processos de constituição de identidades femininas no discurso publicitário; fórmulas discursivas; e gêneros discursivos e ensino. Coordena, junto ao Instituto de Letras e Linguística da Universidade Federal de Uberlândia e a seu Programa de Pós Graduação em Estudos Linguísticos, o projeto "Processos de constituição de identidades na arte, na mídia, e na educação". É líder do Grupo de Pesquisa CED (Círculo de Estudos do Discurso), também filiado a essa universidade, membro do CEPELP (Centro de Pesquisa em Ensino de Língua Portuguesa - UFU) e do Centro de Pesquisa FEsTA (Fórmulas e estereótipos: teoria e análise), filiado ao Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). É membro do Conselho Editorial da Cortez Editora (na área de Linguagem); e dos conselhos editoriais das seguintes revistas científicas: Língua(gem) em Discurso - UNISUL; Cadernos de Estudos Linguísticos - IEL, UNICAMP; Letras & Letras - UFU; Linguasagem - UFSCar; Percursos Linguísticos - UFES; e Coleção Mestrado em Linguística - UNIFRAN. É membro das seguintes sociedades científicas: GEL (Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo); ABRALIN (Associação Brasileira de Linguística); ALFAL (Associação de Linguística de Filologia da América Latina); e ALED (Associação latino-americana de Estudos do Discurso). É bolsista PQ - nível 2 - pelo CNPq. (Texto informado pelo autor)
http://lattes.cnpq.br/0136945472934290
Ana Maria Pereira Lima

Concluiu Doutorado e Mestrado em Linguística, na Universidade Federal do Ceará. É professora assistente da Universidade Estadual do Ceará. Atua na área de Linguística e formação de professores. Os temas mais frequente na produção científica são: letramentos, letramento digital, novas tecnologias.
Márcia Linhares Rodrigues

Especialista em Linguística Aplicada - Ensino de Língua Portuguesa pela Faculdade 7 de Setembro (2013), possui graduação em Letras - Habilitação em Português e Literaturas pela Universidade Federal do Ceará (2011). Atualmente leciona no Colégio Irmã Maria Montenegro as disciplinas de Português e Artes e, na rede pública municipal de ensino, é professor do Plantão Gramatical (IMPARH).Além disso, é membro do grupo de pesquisa HiperGed do Programa de Pós-graduação em Linguística da UFC.
Antônio Luciano Pontes

Natural de Pacajus-CE. Licenciado em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). É Mestre em Língua Portuguesa (UFPB). Possui doutorado em Lingüística (UNESP), sob a orientação da Professora Doutora Ieda Maria Alves (USP). Membro do grupo de pesquisa cadastrado no CNPq Lexicografia, Terminologia e Ensino (LETENS). Professor Titular no curso de Letras da UERN, onde está ligado ao Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL) e Mestrado Profissionalizante de Letras (PROFLETRAS). Está vinculado ao Programa de Pós-graduação de Linguística Aplicada (PosLA) da Universidade Estadual do Ceará. Participa como membro-efetivo do GT Lexicologia, Lexicografia e Terminologia, da ANPOLL. Desenvolve pesquisa nas áreas de Geolinguística, Lexicografia teórica, fazendo interface com a Teoria da Multimodalidade, Análise do Discurso, Geografia Linguística. Autor de diversos livros, capítulos e artigos sobre Metalexicografia Pedagógica, Lexicografia Multimodal, Lexicografia prática. Atualmente integra a equipe do Atlas Linguístico do Brasil e do Projeto Tesouro do Léxico Patrimonial Galego e Português. O pesquisador é vice-líder do Grupo de Pesquisa em Estudos Funcionalistas (GPEF/UERN) e líder do Grupo de Pesquisa Lexicografia, Terminologia e Ensino (LETENS/UECE), cadastrado no CNPq.
Bárbara Olímpia Ramos de Melo

Bárbara Olímpia Ramos de Melo concluiu Doutorado e Mestrado em Linguística, na Universidade Federal do Ceará. É professora Adjunta III da Universidade Estadual do Piauí - UESPI, com atuação na graduação e no mestrado em Letras. Atua na área de Linguística. Os termos mais frequentes na contextualização da produção científica são: letramentos, argumentação, gêneros textuais, gêneros digitais. É avaliadora do BASIS/INEP e membro da Comissão Nacional de Avaliadores Externos do Sistema UAB/CAPES/MEC. Exerceu a função da Pró-reitora de Ensino de Graduação na UESPI, de Diretora Geral do Núcleo de Educação à Distância da UESPI e de Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí - FAPEPI. Atualmente exerce a função de vice-reitora da Uespi eleita para o quadriênio 2014-2017 e é conselheira suplente do Conselho Estadual de Educação do Piauí, no período de 2012 a 2015.
Kercya Nara Felipe de Castro

Possui graduação em LETRAS Licenciatura Plena em Português e Literatura, pela Universidade Estadual do Ceará (2008), e Especialização Lato Sensu em Literatura e Formação do Leitor (2010), Mestrado ema: Literatura e Interculturalidade pela Universidade Estadual da Paraíba (2013), aprovada em concurso público das Universidades Regional do Cariri (URCA) e Estadual do Ceará (UECE), atuando nos seguintes temas: literatura e gênero, língua portuguesa,Literatura portuguesa e Brasileira,Critica Literária,Projetos Científicos e comunicação. Desenvolve pesquisa na área de literatura feminina e literatura de massa. Participou do grupo de pesquisa "literatura e gênero", promovido pela Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (2007-2009),participa do grupo de pesquisa em escrita Feminina (2014) da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos/FAFIDAM . Professora do curso de letras da Universidade Estadual do Ceará e do Programa de Complementação Acadêmica da Faculdade Católica Rainha do Sertão Atuando como docente na área de leitura e metodologia do trabalho e da pesquisa cientifica (Quixadá-CE)

Maria Graciele de Lima
Possui graduação em Letras e Artes pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2003), Formação em Música pelo Conservatório de Música DAlva Stella Nogueira Freire (2010), Pós-Graduação em Estudos Literários pela Universidade Estadual do Ceará (2012) e Teoria Psicanalítica pela Associação Psicanalítica do Brasil (2013). É mestra em Literatura espanhola (UFPB) e, atualmente, é doutoranda em Literatura espanhola pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal da Paraíba, com financiamento do CNPq. Foi professora da Universidade Estadual do Ceará, com experiência na área de Letras, ênfase em Literatura Brasileira.
.
Maria Elias Soares

Elias Soares é licenciada em Letras e Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará, e concluiu o bacharelado em Comunicação Social e em Direito, pela Universidade Federal do Ceará. Obteve o título de Mestre, na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ), com a dissertação intitulada As formas de tratamento nas interações comunicativas . Na mesma Universidade, obteve o doutorado em Letras, com a tese intitulada A constituição do discurso coeso: um estudo evolutivo da produção oral e escrita. Professora Associada 4, do Departamento de Letras Vernáculas (Centro de Humanidades) da Universidade Federal do Ceará, com atuação, desde 1993, no Programa de Pós-Graduação em Linguística, do qual foi Coordenadora (1993-1997) e Vice-Coordenadora (1997-2001). Foi Chefe do Departamento de Letras Vernáculas (1991), Vice-Diretora do Centro de Humanidades da UFC (1991-1995), Diretora do Centro de Humanidades da UFC (1995-2003), Diretora da Editora da Universidade Federal do Ceará (2003), Coordenadora de Assuntos Internacionais da UFC (2003-2010), Vice-Reitora da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), de 2010 a 2013. Membro dos Conselhos Superiores da Universidade Federal do Ceará (Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão e Conselho Universitário), e da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), do Conselho de Centro do Centro de Humanidades, desde 2010. Membro da Comissão do MEC que colaborou com a implantação da Universidade de Cabo Verde (2004-2006); membro da Comissão de Implantação da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), de 2008 a 2010. Tem exercido docência em disciplinas e seminários de graduação e de pós-graduação (Linguística Geral, Teorias Linguísticas, Linguística Textual, Métodos de Investigação Linguística, Pragmática, Psicolinguística, Semântica, Metodologia da Pesquisa Científica, Análise da Conversação, Discurso Científico, Composição em Língua Portuguesa, Estilística da Língua Portuguesa, Leitura e Produção do Texto Acadêmico, Políticas Públicas da Educação Superior). Desenvolve projetos de pesquisa no mesmo Departamento e Programa de Pós-Graduação, coordenando, atualmente, os projetos Variação e processamento da fala e do discurso: análise e aplicações-Profala (PNPD/CAPES) e Rastreamento ocular de processos linguístico-cognitivos (CNPq/Universal). Também colabora com o Grupo de Pesquisa Protexto, vinculado ao mesmo Programa de Pós-Graduação. Organizou e presidiu o II Congresso Internacional da Associação Brasileira de Linguística-ABRALIN, em 2001, a XVI, a XVII, a XVIII e a XIX Jornadas de Estudos Linguísticos, do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste-GELNE (1998, 1999, 2000 e 2002), atuou como vice-presidente do II Encontro Nacional sobre Hipertexto (2007), e tem integrado Comissões Científicas de vários Encontros Nacionais. Foi presidente (1998 a 2002) do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste (GELNE) e da Associação Brasileira de Linguística ABRALIN (1999 2001), associações científicas das quais também foi conselheira. Fundou e editou, por 6 anos, a Revista do Gelne (1999-2005), edita a Revista de Letras da Universidade Federal do Ceará, fundou e participou do Conselho Editorial da revista da Abralin (2002-2006), é membro do Conselho Editorial da revista Linguagem em (Dis)curso (Unisul, Brasil, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem), da revista Moara (Universidade Federal do Pará) e da Revista do Gelne (editada pelo Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste). Orientou 49 dissertações de Mestrado e 17 teses de doutorado (concluídas e aprovadas), publicou livros, capítulos de livros e artigos em periódicos especializados e em anais de congressos, no Brasil e no exterior, principalmente nas áreas de teoria e análise do texto e do discurso, estudos da língua falada, aquisição e processamento da linguagem, letramento e ensino da leitura e da escrita.
Lívia MárciaTiba Rádis Baptista

Possui graduação em Licenciatura em Espanhol pela Faculdade de Educação (1991), graduação em Letras pela Universidade de São Paulo (1990), mestrado em Letras (Língua Espanhola e Lit. Espanhola e Hispano-Americ.) pela Universidade de São Paulo (1998), mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo (2004), doutorado em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas (2005) e pós-doutorado pela Pompeu Fabra, Barcelona (2009). Atualmente é professora associada I da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino e aprendizagem de línguas (português e espanhol), formação de professores, análise de discurso crítica, representações,multiletramentos e tecnologia educacional.Orienta em nível de iniciação científica, mestrado e doutorado. Integra o Programa de Pós-graduação em Linguística e o ProfLetras.Foi bolsista da AECDI nos anos de 1995 e 2008. Autora e coautora de materiais didáticos impressos e digitais. Líder do Grupo de Pesquina Ensino e Aprendizagem de Línguas Adicionais (GEALA-CNPq)e integrante do GT da ANPOLL Ensino e aprendizagem na perspectiva da Linguística Aplicada. Foi Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Linguística, do Curso de Letras Espanhol e Inglês e Chefe do Departamento de Letras Estrangeiras. Faz parte de Comissões do MEC.

João Paulo Rodrigues de Lima
Professor de Linguística da Língua Inglesa (Letras) na Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Mattos (FAFIDAM - UECE) em Limoeiro do Norte, onde também é coordenador de área do PIBID UECE. Possui licenciatura em Letras Português-Inglês-Literatura, pela Universidade Federal do Ceará (2007), e mestrado em Linguística (2012): Aquisição da Linguagem, pela mesma universidade. Pesquisa e orienta estudos nas áreas de Linguística Cognitiva e de Ensino de Línguas e Tecnologia. Geralmente, leciona as disciplinas de Psicolinguística, Linguística Aplicada, Ensino de Língua Inglesa e Tecnologias e Teorias Linguísticas. É também membro do subgrupo Cognição e Linguística, este ligado ao Grupo de Estudos sobre Linguagem e Pensamento (GELP/COLIN - UFC).
Margarida Pontes Timbó

Possui graduação em Letras habilitação em Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA (2009) e mestrado em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Ceará (2011). Tem experiência na área de Letras com ênfase em Literatura e Língua Portuguesa. Foi professora do Curso de Especialização em Língua Portuguesa e suas Literaturas, na UVA e atuou como Professora Tutora do Instituto UFC/Virtual - UAB. Atualmente é estudante de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Letras/Doutorado em Literatura Comparada, da Universidade Federal do Ceará (2012) e orienta, voluntariamente, o grupo de estudos "Infância: Representações interculturais em narrativas literárias brasileiras e contemporâneas", junto ao Curso de Letras da Universidade Estadual Vale do Acaraú- UVA. Também participa de projetos na linha de pesquisa "Infância e Interculturalidade".

Sérgio Wellington Freire Chaves
Mestre em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, Sérgio Freire é atualmente professor do Curso de Letras / Língua Portuguesa e respectivas Literaturas da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos - FAFIDAM, Universidade Estadual do Ceará - UECE. Dedica-se a estudos sobre Literatura e Cultura, Literatura Comparada, Literatura e Ensino, Teoria da Literatura (com ênfase nos estudos dos operadores da leitura na narrativa e compreensão da evolução dos referidos estudos desde o Formalismo Russo à contemporaneidade) e Crítica Literária nas Literaturas de expressão em Língua Portuguesa (especialmente Literatura Portuguesa - Prosa, Literatura Brasileira - Prosa). Diante suas publicações de artigos, ensaios e outros, destaca a publicação do seu livro Transculturalidade em solo sertanejo: aspectos da brasilidade no romance A Casa. Atualmente trabalha com ênfase em defesa das Literaturas regionais, em especial, a Literatura Cearense, pertencente ao seu estado natal.
Raquel Barros Veronesi

Mestranda em Estudos Comparados de Literaturas de Línguas Modernas pelo Programa de Pós-Graduação em Literatura Comparada (PPGL-UFC), da Universidade Federal de Ceará (UFC), sob orientação do Prof. Dr. Carlos Augusto Viana da Silva. Graduada em Licenciatura Plena em Letras/Língua Inglesa pela Universidade Estadual do Ceará / Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC) na cidade de Quixadá, turma 2011.1. Monografia apresentada com o titulo "O púrpura e a lavanda: o womanism em A Cor Púrpura de Alice Walker". Atualmente é membro do Grupo de Estudos de Tradução, Cultura e Mídia, vinculado ao Departamento de Literatura da Universidade Federal do Ceará (UFC). Atua principalmente nos seguintes temas: literatura, gênero e etnicidade.
Francisco Romário Nunes

Possui graduação em Letras/Língua Inglesa pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Inglesa e suas respectivas literaturas. É pesquisador dos Estudos de Tradução, literatura e cinema. Atualmente é mestrando do Programa de Pós-Graduação em Letras Literatura Comparada pela Universidade Federal do Ceará.

Josè Ailson Lemos de Souza
Mestre em Letras (Literatura Comparada) pela Universidade Federal do Ceará (2012). Graduado em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (2006). Atualmente é professor substituto da Universidade Estadual do Ceará e tutor a distância da UFC Virtual. Tem experiência no ensino de língua inglesa e suas literaturas.

Júlio César Araújo
Pós-Doutor em Estudos Linguísticos pela UFMG e Professor e Pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL) do Departamento de Letras Vernáculas (DLV) da UFC, onde coordena o grupo de pesquisa Hiperged. Atua na área de Linguística Aplicada em interface com Pragmática, Linguística Textual e as Teorias Críticas do Discurso. À luz dessa interface estuda as relações entre linguagem e tecnologia digital, com especial atenção aos seguintes temas: gêneros textuais digitais, novos letramentos, EaD, convergência de mídias e hipertextos. Foi vice-presidente da Associação de Linguística Aplicada do Brasil (ALAB) no biênio 2009-2011 e vice-presidente da Associação Brasileira de Estudos sobre Hipertexto e Tecnologia Educacional (ABEHTE) no biênio 2009-2011. Foi coordenador do GT de Linguagem e Tecnologias da ANPOLL no biênio 2012-2014 e foi membro dos conselhos consultivos da ALAB e da ABEHTE.

Vicente Lima Neto
Professor de Linguística da Universidade Federal Rural do Semi-árido (UFERSA), possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Ceará (2006), especialização em Ensino de Língua Portuguesa pela Universidade Estadual do Ceará (2008), mestrado (2009) e doutorado (2014) em Linguística pela Universidade Federal do Ceará. Como membro dos grupos de pesquisa HiperGed e Protexto, ambos do Programa de Pós-graduação em Linguística da UFC, atua principalmente nos seguintes temas: práticas de linguagem em sites de relacionamento, suporte, emergência e reelaboração de gêneros discursivos, mesclas genéricas, remix e novas tecnologias.

Júlio César Ferreira Firmino
Possui Graduação em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (2000), Mestrado em Lingüística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará (2004) e está em fase de Doutoramento pelo Programa de Pós-Graduação em Lingüística Aplicada da Universidade Estadual do Ceará. Atualmente é Professor Assistente da Universidade Estadual do Ceará, lotado no Curso de Letras da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos - FAFIDAM, responsável pelas disciplinas do Núcleo de Línguas Clássicas. Tem experiência ainda na área de Lingüística, com ênfase em Lingüística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: Telefonia Móvel, Internet, Multiletramentos.
Possui graduação em Letras (habilitação em Língua Portuguesa e respectivas literaturas) pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2005). É especialista em Lingüística Aplicada, pelo Programa de Pós-graduação em Estudos Lingüísticos e Literários-PPgELL/ CAMEAM/ UERN. É Mestre em Estudos da Linguagem, pelo Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem-PPgEL/ UFRN. Tem experiência docente na área de Letras/ Habilitação em Língua Portuguesa, com ênfase em Linguística Aplicada, Linguística e Letras.

Ariane Aparecida de Oliveira

Graduada pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, no curso de Letras habilitação em Língua Portuguesa e Literatura. Especialista em Linguística pela FALC. Atualmente, leciona Redação e Língua Portuguesa no Colégio Sagrado Coração de Maria - CSCM.
Djeim Nunes de Freitas Silva

Benedito Francisco Alves
Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (2001), especialização em Psicopedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú, em ensino de Língua Inglesa pela Universidade Estadual do Ceará e mestrado em Lingüística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará (2010). Atualmente é professor efetivo da SEDUC/CREDE 10 do Governo do Estado do Ceará. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: lúdico, alteridade, discurso e modernidade tardia e teoria bakhtiniana. Trabalha em grupos da paróquia do Divino Espirito Santo em Morada Nova, Ce. É doutorando do programa de Pós-Graduação em Linguìstica Aplicada do Centro de Humanidades da Universidade Estadual do Ceará desde 19/02/2013.

Janaina Lisboa Lopes Freire
Bacharel em Comunicação Social Publicidade e Propaganda pela Universidade de Fortaleza (2004). Especialista em Teorias da Comunicação e Da Imagem na UFC (2007). Especialista em Tradução, na Universidade Estadual do Ceará - UECE (2013). Mestranda em Linguística Aplicada pelo Programa de Linguística Aplicada (PosLA) na Universidade Estadual do Ceará - UECE (desde 2013) Professora de inglês no Curso de Idioma Christus. Tem experiência nas áreas de Letras, Antropologia e Sociologia, atuando com ênfase nos seguintes temas: cinema, literatura, cultura popular, antropologia, rituais fúnebres, carpideiras e cantadores de inselência, tradução.
Elaine Cristina Forte Ferreira
Professora de Linguística da Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Possui graduação em Letras (2006) e Mestrado em Linguística (2009) pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente é doutoranda em Linguística pela mesma instituição. Concluiu estágio doutoral sanduíche - PDSE- no Instituto de Linguística Teórica e Computacional - ILTEC - em Lisboa, Portugal. Tem experiência nas áreas de Linguística, Língua Portuguesa e Teatro. Desenvolve pesquisa principalmente nos seguintes temas: oralidade, gêneros textuais orais e ensino, tópico discursivo, construção de sentidos em textos improvisados e dramatizados, interação em conversações espontâneas.

Meire Virgínia Cabral Gondim

Doutora em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Ceará-UFC, na linha de Pesquisa: Linguística Aplicada com foco na Linguística Cognitiva (2012). Realizou parte de seu Doutorado na Universidade Michel de Montaigne Bordeaux 3, França, Doutorado Sanduíche PPDE/CAPES. Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual do Ceará-UECE (1997), Especialização em Psicopedagogia-Universidade Federal do Ceará-UFC (2000) e Mestrado em Educação- UFC (2004). Atualmente está desenvolvendo o seu Pós-Doutorado no domínio da Linguística Textual, especificamente nas interfaces Referenciação e Cognição e Argumentação. Tem interesse nas áreas de Metodologia da Pesquisa e Ensino. É integrante do Grupo de Estudos sobre a Linguagem e o Pensamento GELP/COLIN e do PROTEXTO, ambos pertencentes a Universidade Federal do Ceará - UFC.
Fernanda Kécia de Almeida

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (2007). Atualmente é professora do Departamento de Letras da Universidade Estadual do Ceará - UECE/FAFIDAM e mestranda do Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada (POSLA) da Universidade Estadual do Ceará e Membro do grupo de pesquisa PRAETECE - Prática de Edições de Texto do Estado do Ceará, coordenado pelo Professor Dr. Expedito Eloísio Ximenes.
Ticiane Rodrigues Nunes
Mestre em Linguística Aplicada, especialista em Ensino de Língua Portuguesa e graduada em Letras - Português/Francês - licenciatura plena pela Universidade Estadual do Ceará. Atualmente é vice-lider do grupo de pesquisa PRAETECE - Praticas de Edições de Textos do Estado do Ceará, coordenado pelo Prof. Dr. Expedito Eloísio Ximenes, e membro dos grupos LETENS - Lexicologia, Terminologia e Ensino e TRADICE - Tradições Discursivas do Ceará, coordenados pelos Professores Dr. Luciano Pontes e Dra. Aurea Zavam. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Lingüística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: Linguística Histórica, Terminologia, Semântica, produção textual e metodologia da pesquisa e do ensino.


Marco Antonio Lima do Bonfim
Possui graduação em Letras habilitação Português/ Literatura (2009) pela Universidade Estadual do Ceará (FECLESC/UECE), mestrado (2011) e doutorado (em andamento) em Linguística Aplicada, também pela UECE. É membro do Núcleo Interdisciplinar de Estudos em Pragmática (NIPRA), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da UECE (PosLA). Possui trabalhos publicados no campo da Análise do Discurso e Pragmática. Atua principalmente em pesquisas referentes à construção performativa de identidades em Movimentos sociais na perspectiva da Pragmática linguística, desenvolvendo pesquisas sobre a relação entre corpo, linguagem e identidade, situadas em uma Pragmática Cultural: uma Pragmática voltada para o debate sobre dimensões éticas e políticas da linguagem, e preocupada com as implicações práticas do trabalho do/a linguista para/na sociedade.

Jony Kellson de Castro Silva
Formado em Letras-Português/Literatura pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e, atualmente, mestrando em Linguística Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PosLA - UECE) e bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Foi bolsista de Iniciação Científica da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP), sob a orientação da Profa. Dra. Claudiana Nogueira de Alencar, nos períodos 2011-2012 e 2012-2013. É membro do Grupo Pragmática Cultural, Linguagem e Interdisciplinaridade (ou NIPRA - Núcleo Interdisciplinar de Estudos em Pragmática), registrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq. Atua, principalmente, nos seguintes temas: pragmática, filosofia da linguagem, subjetividade, identidade e mídia alternativa.
Lívia Suassuana

É graduada em Letras-Português pela Universidade Federal de Pernambuco (1981), mestre em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1989) e doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (2004). Atualmente integra o conselho editorial da revista Leitura - teoria e prática (editada pela ALB - Associação de Leitura do Brasil) e é professora associada da Universidade Federal de Pernambuco (Centro de Educação - Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino e Programa de Pós-graduação em Educação). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de língua portuguesa, didática do português, linguística aplicada ao ensino de português, ensino de literatura e educação e linguagem.
ANA GLÁUCIA JERÔNIMO DE SANTIAGO
LORENA BARBOSA
VÂNIA VASCONCELOS
Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura, trabalhando na área de literaturas de língua portuguesa, literatura comparada, voltada sobretudo para a prosa do século XX.
FERNANDA CARDOSO NUNES
Possui graduação em Letras Português/Inglês pela Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos - Uece (2002) e mestrado em Literatura Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (2007). Atualmente é Professora Assistente de Literaturas de Inglesa da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Campus da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM), em Limoeiro do Norte, Ceará. É coordenadora do Grupo de Estudos em Literatura de Autoria Feminina da FAFIDAM. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literaturas de Língua Inglesa e Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas:estudos de tradução, gênero, literaturas de língua inglesa , literaturas de língua portuguesa, identidade feminina.
ANTÔNIO LAILTON MORAES DUARTE
É graduado em Letras, habilitação Português e suas respectivas literaturas, pela Universidade Estadual do Ceará (2001) e bacharelando em Direito pela Universidade de Fortaleza, com previsão de término em 2013; tem mestrado em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (2004). Atualmente, é Professor assistente, nível E, da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos da Universidade Estadual do Ceará. Tem experiência na área de Linguística do Texto, com ênfase nos processos de retextualização da fala para a escrita no discurso jurídico, mas pesquisa também sobre os processos referenciais em textos jurídicos e acadêmicos, leitura como formação docente, análise crítica do discurso jurídico, leitura hipertextual.Na área jurídica, tem experíência na área de Direito de Família, com ênfase no valor jurídico da infidelidade conjugal virtual na atual ordem civil-constitucional brasileira.
KÁTIA CRISTINA CAVALCANTE
Possui graduação em LETRAS pela Universidade Estadual do Ceará (1994) e mestrado em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (2004). É professora assistente da Universidade Estadual do Ceará, atuando na Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos - FAFIDAM - Limoeiro do Norte. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Textual e na área de formação de professor. Atualmente é coordenadora de área do PIBID de Letras na mesma unidade.
SAMUEL CARVALHO DE LIMA
Doutor em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Possui Mestrado em Linguística e Graduação em Letras, com habilitação em Português, Inglês e Literaturas pela mesma instituição. Atualmente, professor da matéria/disciplina Língua Inglesa no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), campus Mossoró, atuando nos cursos técnicos de nível médio integrado, subsequente e integrado EJA, e nos cursos superiores e de pós-graduação. Possui interesse nos seguintes temas: ensino de línguas, ensino de línguas mediado por computador, ensino a distância, propostas de atividades e letramento digital.
ADRIANA DA SILVA ARAÚJO
Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Ceará (1995) e mestrado em Lingüística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará (2003). Atualmente é prof. assistente v da Universidade Estadual do Ceará. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura inglesa, localização, globalização, tradução e seleção, língua inglesa.
Possui graduação em Filosofia - Licenciatura pela Universidade Estadual do Ceará (1987), mestrado em Letras pela Universidade Federal do Ceará (1996) e doutorado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (2006) . Atualmente é professora da Universidade Estadual do Ceará. Atua principalmente nos seguintes temas: literatura e estudos culturais, investigação literária e teoria e critica literária.
LIDUÍNA MARIA VIEIRA FERNANDES
MARIA NEUMA BARRETO CAVALCANTE
Possui graduação em Letras Neolatinas pela Universidade Federal do Ceará (1965), mestrado em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo (1979) e doutorado em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo (1992). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: Guimarães Rosa, Escritores das décadas de 1930 e 1940, regionalismo, crítica genética, correspondências, Moreira Campos e Natércia Campos
ELIZABETE SAMPAIO ALENCAR LIMA
Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Ceará (2006), curso concluído com Magna cum Laude. Mestrado em Literatura Brasileira pela mesma universidade, na condição de bolsista da Funcap (2009.1). É doutoranda na Universidade Federal da Bahia, bolsista Fapesb. Trabalha com os manuscritos dos escritores cearenses Moreira Campos e Natércia Campos sob o olhar da Filologia e da Crítica Genética.
HUMBERTO HERMENEGILDO DE ARAÚJO
Possui graduação em Letras (UFRN, 1980), mestrado em Teoria e História Literária (UNICAMP,1991), doutorado em Letras (UFPB, 1996) e estágio de pós-doutorado (Teoria Literária e Literatura Comparada, FFLCH/USP, 2010-2012). Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Comparada, Literatura Brasileira, Crítica Literária e História Literária, atuando principalmente nos seguintes temas: moderna literatura brasileira, regionalismo, correspondência, literatura e ensino, com ênfase no estudo da literatura local e regional.
CARLOS AUGUSTO VIANA
Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (1997), Especialização em O Teatro Moderno em Língua Inglesa pela Universidade Estadual do Ceará (1999), Mestrado Acadêmico em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará (2002) e Doutorado em Letras (Descrição e Análise Linguísticas) pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal da Bahia -UFBA (2007). Atualmente é professor adjunto III do Departamento de Letras Estrangeiras e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Ceará- UFC. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Inglesa, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura, cinema, tradução e língua inglês.
SIMONE DOS SANTOS MACHADO NASCIMENTO
Possui graduação em Licenciatura Letras Português / Inglês pela Universidade Estadual do Ceará (2003) e mestrado em Lingüística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará (2007). Atualmente é professora da Casa de Cultura Britânica - CCB/UFC. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: tradução, legendas, clichês, cultura e MCIs.
JARDAS DE SOUSA SILVA
Mestrando em Literatura Comparada na Universidade Federal do Ceará. Graduado em Letras com habilitação nas línguas Portuguesa e Inglesa pela UFC. Tenho experiência na área de ensino de Inglês tanto em instituições públicas quanto nas principais escolas privadas da cidade. Atualmente, sou integrante do grupo de estudos em Cultura, Tradução e Mídias coordenado pelo professor Carlos Augusto Viana da Silva na própria UFC. Desenvolvo estudos nos seguintes temas: Literatura Comparada, Tradução e Literaturas de Língua Inglesa.
REGINA CLÁUDIA PINHEIRO
É mestre e doutora em Linguística pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente é professora da Universidade Estadual do Ceará, lotada no Centro de Educação, Ciências e Tecnologias da Região dos Inhamuns - CECITEC. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: letramentos, letramentos em ambientes digitais, formação de professores de Língua Portuguesa para o uso de tecnologias digitais, leitura e escrita em ambientes digitais.
JOÃO BATISTA COSTA GONÇALVES
Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Ceará (1994), mestrado em Lingüística pela Universidade Federal do Ceará (1998) e doutorado em Lingüística pela Universidade Federal do Ceará (2006). Atualmente é adjunto IX da Universidade Estadual do Ceará. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: análise do discurso, ethos, gênero discursivo.
Mestranda em Linguística Aplicada pelo Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada PosLA, da Universidade Estadual do Ceará. Atua principalmente nos seguintes temas: Bakhtin; Entonação; Alteridade; Exotopia.
LARYSSA ÉRIKA QUEIROZ GONÇALVES
PAULIANE TARGINO DA SILVA BRUNO
Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Ceará (2004) e mestrado em Letras pela Universidade Federal do Ceará (2013). Atualmente é professora Assistente da Universidade Estadual do Ceará. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Latina.
RAQUEL ALVES PEREIRA VIANA
Cursando graduação em Letras, habilitação Português e suas respectivas literaturas na Universidade Estadual do Ceará (UECE), é monitora da disciplina de Produção de Gêneros Acadêmicos. Exerce a função de estagiária na empresa SEBRAE e tem experiência na área de ensino de língua portuguesa no Colégio de Ensino Fundamental 15 de outubro em Morada Nova - Ce.
ABNIZA PONTES DE BARROS LEAL
Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Ceará (1972) e mestrado em Lingüística pela Universidade Federal do Ceará (1997). Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual do Ceará, professor adjunto da Faculdade Integrada do Ceará e professor da Universidade Estadual Vale do Acaraú. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Aquisição da Linguagem, atuando principalmente nos seguintes temas: lingüística, lingüística textual, análise do discurso, análise da conversação.
EXPEDITO ELOÍSIO XIMENES
Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (1997), mestrado em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (2004), doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (2009), com quatro meses de estágio na Universidade de Lisboa e especialização em Filologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2011). Atualmente é professor adjunto nível I da Universidade Estadual do Ceará, campus de Quixadá, atuando principalmente nos seguintes temas: Língua Latina, Língua Portuguesa, Linguística Histórica, Filologia Românica, Edição e análise de textos manuscritos. É vice-líder do grupo de pesquisa TRADICE e do grupo de Crítica Textual. É líder do grupo de pesquisa PRAETECE.
Possui mestrado em Lingüística pela Universidade Federal do Ceará (2005) . Atualmente é Professor da COOPERATIVA DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO DO ESTADO CEARÁ.